Com tecnologia do Blogger.

Relações Espinhosas


Por vezes, a inspiração surge quando menos se espera.
Este ano decidi fazer uns postais para o dia da Mãe para a minha loja on-line, baseados na minha ilustração da raposa, com um estilo de desenho diferente. Acabaram por resultar nas ilustrações mais trabalhosas que alguma vez fiz e num novo personagem. Querem conhecê-lo?



O primeiro esboço era simples. Uma raposa mãe com a sua cria. 

Não é o tema mais original, mas nunca tinha feito nada para o dia da mãe e achei que faltava algo do género na minha loja online. Eu já tinha uma ilustração da raposa, mas quis experimentar outro estilo de ilustração, com um traço menos geométrico e mais próximo do desenho à mão livre, mais orgânico.



Desenhei na íntegra no adobe illustrator, com rato (sim, a minha técnica com o rato está quase ao nível de uma caneta digital mas não sei se me orgulho disso (quem é designer vai perceber o que quero dizer).
Primeiro fiz o contorno à mão livre com brushes, depois colori de forma livre com uma blob brush, e finalmente apliquei texturas e transparências.

E o resultado final foi esta raposa amorosa, que mantém a identidade das minhas ilustrações - um tema que gostaria de abordar noutro post - e com o mood que eu queria transmitir exatamente: o carinho, a ternura.


Conhecem aquela sensação, quando o resultado final sai melhor do que tinham imaginado? 

São quase borboletas na barriga, uma ligeira euforia. Só que estes momentos são perigosos. Penso que é isto que leva as mentes criativas ao limite. Porque queremos mais. Porque nos sentimos capazes de mais. Porque está tudo a correr tão bem que temos de agarrar o momento. E de repente, uma simples ilustração passou a duas ilustrações. Uma manhã, passou a um dia inteiro e em dois dias fiz duas ilustrações de que muito me orgulho, mas ganhei uma valente dor no ombro esquerdo, consequência da postura, mas estava tão embrenhada que nem dei conta - um lembrete de que o corpo tem limites e devemos respeitá-lo e parar para descansar.

A segunda ilustração era algo que queria fazer há muito tempo. Um ouriço.

Primeiro pensei nele porque está dentro do tema Woodland (Bosque), porque é um animal muito fofinho - basta procurar no google para nos derretermos com imagens de ouriços - e tem muito potencial como símbolo. E sabem que todos os meus personagens têm um propósito, uma carga simbólica.
O Ouriço não só é um animal que ajuda a proteger os jardins de insetos nocivos como é usado como metáfora para os desafios da intimidade.


E assim surge a inspiração para algo mais quando menos se espera. Espinhos. Dia da mãe. Amor. Relações espinhosas.

As frases que escolhi para os postais têm tudo a ver com os personagens e com aquilo que eu penso.
Com esta dualidade de crescermos, de querermos ser independentes, mas na verdade seremos sempre interdependentes.
Por mais que tenhamos uma carapaça, que andemos a desafiar os nossos pais, as nossas relações, que achemos que somos os donos da verdade, o carinho dos outros é essencial e não há vergonha nenhuma em assumi-lo, seja com um postal, com um abraço ou em voz alta. A vergonha é terminar os nossos dias sem o dizer a ninguém.

A caneta de gel que usei nos meus esboços, é daqui.



4 comentários

  1. Adorava aprender a ilustrar contigo, a serio!
    Eu adoro desenhar mas nemchego perto dos teus calcanhares eheh..

    beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  2. Eu ate nem acho que desenhe grande coisa à mão livre. Tenho o meu estilo!
    No meu caso, programas de ilustração vetorial ajudaram muito a concretizar certas ideias! Obrigada!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro a raposa com a sua raposinha. Está tão ternurento!

    ResponderEliminar

Olá! Obrigada pelo seu comentário :)